Veja 4 dicas para o começar bem o ano letivo

Mais um ano letivo se inicia e sua escola está a todo vapor e em meio a inúmeras discussões sobre as melhores abordagens e práticas pedagógicas, aparece sempre a dúvida: Como propor aulas mais atrativas neste ano letivo? Especialmente para que os alunos peguem novamente o ritmo no retorno às aulas.

A resposta é fornecer um ambiente com possibilidades de expressar suas ideias, pensar fora da caixa, desafiar problemas com soluções inovadoras e, o mais importante, aprender de maneira mais rápida e eficaz.

Mas como colocar isso em prática? Para que você tenha insights de como fazer isso, preparamos 4 dicas para seu ano letivo começar com aulas inspiradoras! Vamos lá?

  1. Transforme suas aulas em uma experiência!

Só de ouvir falar em aula, todo mundo já perde o interesse. Com a presença no mundo digital cada vez mais presente, isso tende a piorar.

Com tantas informações na palma da mão em segundos, definitivamente é entediante ficar ouvindo o professor durante 50 minutos ou mais. Por isso, é importante transformar as aulas em uma grande experiência de ensino e aprendizado para todos.

Invista em atividades que modifiquem o ambiente da sala de aula e propiciem a plena interação com atividades lúdicas e experiências únicas para transmitir o conhecimento.

Incentive que todo o espaço escolar se torne um ambiente de aprendizagem, com algo que pode ser explorado.

Além das mudanças que ocorrem na rotina das escolas e na maneira que os professores ministram as aulas, é importante ressaltar que a boa experiência em sala de aula está diretamente ligada à autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Esse é um dos pilares do fortalecimento de uma educação de qualidade.

  1. Adote estratégias colaborativas

Faça o aluno se sentir peça fundamental no ensino. Isso significa colocá-lo no centro do desenvolvimento do projeto pedagógico e instigá-lo a ser protagonista na própria formação.

Para que isso aconteça, procure adotar grupos de estudo, sala de aula invertida e outras metodologias ativas que mudem a visão de uma aula convencional e faça o aluno assumir uma postura ativa.

Promover essas estratégias colaborativas em sala de aula faz com que o aluno tenha mais responsabilidade e perceba o quanto sua participação é importante para o aprendizado dar certo.

  1. Crie desafios

Proponha trabalhos e dinâmicas em grupo para a resolução de problemas reais. Que inclusive ajuda para o próximo ano letivo.

Esse tipo de atividade, somada às praticas colaborativas, reduzem os muros e fazem com que os alunos desenvolvam habilidades de relacionamento interpessoal e respeito mútuo.

Além disso, são trabalhadas também habilidades cognitivas como, raciocínio lógico, pensamento matemático e a importância do trabalho em equipe, habilidade indispensável aos profissionais do futuro.

  1. Utilize recursos digitais

A tecnologia e os dispositivos eletrônicos já fazem parte da rotina das crianças e adolescentes na hora do lazer, por que não inseri-los também na hora de aprender?

No mundo da Internet e das mídias sociais, o ensino da comunicação visual é tão importante quanto qualquer outro tipo de alfabetização. Por isso, enquanto alguns colégios proíbem o uso de celulares nas salas de aula, vá na contramão desse pensamento e procure utilizar o melhor dos recursos digitais para as atividades pedagógicas.

Adotar ferramentas e novos métodos podem fazer grande diferença no processo de aprendizado dos alunos e usar os aparelhos eletrônicos como aliados é um dos ótimos caminhos para inovar na sala de aula.

O que achou das ideias? Já planejou atividades para inovar na sala de aula?

Acesse nosso site para mais informação.

Visite nossa página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.