Adolescência e Redes Sociais, o que fazer?

adolescência e redes sociais o que fazer ?

adolescência e redes sociais o que fazer ?

Nos dias atuais, as redes sociais vem sendo cada vez mais acessadas por pessoas de todo o mundo. Isso inclui também os nossos filhos.

Mas existem alguns cuidados ao ficar on-line e é necessário orientá-los sempre sobre os riscos e pessoas mal-intencionadas, pois se não forem tomados os cuidados necessários, as redes sociais podem trazer danos e perigos às crianças e adolescentes.

Confira algumas dicas que preparamos para que você possa guiar seus filhos por este universo virtual.

· Estabelecer uma idade mínima para iniciar o uso da internet.

O primeiro passo no assunto “adolescência e redes sociais” é ter um diálogo com os seus filhos e definir uma idade mínima para eles acessarem essas ferramentas. Analise as vantagens e desvantagens disso.

E então, quando seus filhos pedirem para criar um perfil, avalie antes se há maturidade o suficiente neles para darem um passo assim. Leve em conta como prioridade a segurança emocional e física, pois eles precisarão saber lidar com algumas situações imprevisíveis e incomuns.

· Crie regras para um uso saudável da internet

Se foi decidido que os seus filhos podem entrar para as redes sociais, deixe claras as regras e limites para tornar este uso saudável. Estabeleça um tempo máximo na semana ou no dia, principalmente se forem mais novos. Desta forma você poderá protegê-los um pouco mais das más intenções que existem neste mundo virtual, além de fazer com que eles conciliem o uso das redes e a escola para que um não interfira no outro.

Algumas regras podem ser combinadas, como por exemplo:

– A perda do acesso quando eles não cumprirem o combinado;

– Mostrar que não há segredos entre você e eles no uso das redes;

– Exigir que eles usem o computador em um local visível;

 – Restringir sites inapropriados;

– Estabelecer horários específicos ou tempo máximo de uso;

– Definir momentos em que o uso das redes sociais é proibido

É essencial se atentar a comportamentos que mostrem uso abusivo da internet, como afastar-se do convívio com outras pessoas, pular refeições para ficar conectado, queda no rendimento e notas da escola, etc.

· Monitore o conteúdo que seus filhos acessam

Mesmo que você confie neles, fique atento aos conteúdos que postam e veem nas redes sociais. Uma sugestão é estar presente na “lista de amigos”.

· Estabelecer limites e momentos em que o uso está proibido.

Deixe claro aos seus filhos que o uso da internet não deve interferir em outras atividades diárias. Da mesma forma em que existe um horário para tomar banho ou estudar, existirá também um prazo para usar internet. Alguns dos momentos para estabelecer esta proibição são em passeios com a família, nas refeições e antes de dormir.

· Conscientize-os sobre os perigos que existem na internet

Sempre conscientize os seus filhos sobre todos os perigos em que eles estão expostos ao se conectarem à internet. Alguns dos conselhos mais importantes são:

– Não conversar com estranhos, não enviar fotos ou marcar encontros;

– Explicar que pessoas mal-intencionadas podem se passar por “gente boa”;

– Ensinar sobre cyberbullying;

– Mostrar como publicidades mentirosas podem enganá-lo;

– Proibir a entrada em grupos sem o seu consentimento,

– Explicar que não se deve compartilhar dados próprios ou de familiares, como e-mail e número de telefone.

Seja muito honesto, este é o melhor modo para orientar seus filhos sobre adolescência e redes sociais. Mantenha firme e aberta a comunicação com eles, fique atento a tudo que está sendo postado on-line. Assim você poderá prezar com mais tranquilidade a vida deles.


Gostou deste conteúdo? Agora que você sabe exatamente como proteger seus filhos na internet, compartilhe com pessoas que também podem se beneficiar destas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.