Através de brincadeiras, as crianças podem explorar o mundo ao seu redor, além de obterem significados de suas experiências e darem vida as suas próprias identidades.
Normalmente, a brincadeira é vista como fácil execução, que não oferece vantagem ou aprendizado. Este pensamento é equivocado, pois as brincadeiras podem sim colaborar no desenvolvimento da criança.
Abaixo citaremos alguns.
Existem muitos motivos que podem explicar o porquê de estimular os pequenos, desde cedo, a brincarem. Abaixo citaremos alguns.
Autonomia
Em brincadeiras que a própria criança é protagonista e define os comandos, ficou comprovada a eficiência quanto à aprendizagem.
A motivação e o incentivo por parte de um adulto são suficientes para trazer o interesse para que a criança crie a própria brincadeira. É importante que hajam regras, pois elas ajudam no controle do comportamento, tanto social quanto emocional.
Desperta a criatividade
Naturalmente as crianças são curiosas e inventivas.
Dar oportunidade de brincar pode estimular a imaginação e a criatividade delas. Isso permite que desenvolvam sua própria personalidade.
Assim, elas são capazes de transformar o mundo que as cerca. Este mundo permite o faz-de-conta, a fantasia. Isso facilita o crescimento e revela que existem muitas formas de ser, existir e agir.
Estimula o desenvolvimento motor
O incentivo é fundamental para que as crianças conheçam e estabeleçam relações sadias com o próprio corpo. É fundamental estar atento às várias dimensões dos sujeitos, emocional, social, intelectual e físico.
O estímulo motor proporcionado pelo à toa da brincadeira promove um aprendizado pleno. E não melhora somente a capacidade motora das crianças, também pode criar meios de expressão de seus sentimentos e trabalharem dificuldades.
Aumento da concentração
Atualmente, crianças são muito estimuladas e recebem informações de todos os lados. Vendo por este contexto, a dificuldade para concentração e ansiedade podem ser problemas recorrentes.
O brincar, por ser divertido e prazeroso, permite que elas se dediquem e sejam absorvidas por inteiro no que estão fazendo. Brincadeiras exigem atenção, tanto cognitiva quanto emocional. Isso ajuda para que seu filho não seja apenas mais concentrado, mas também que tenha o compromisso e empenho nas tarefas que ele mesmo imaginou e quer realizar.
Estes são apenas alguns dos vários benefícios de estimular o ato de brincar. É importante destacar que os adultos estejam presentes nas brincadeiras, pois seu envolvimento pode tornar laços e relações familiares ainda mais fortes e saudáveis.