O mundo está cada vez mais digital. Com isso, é comum vermos crianças e adolescentes passarem horas na frente das telas de computadores e celulares. E com a chegada das tão sonhadas férias e com mais tempo ocioso, é comum que a internet se torne uma alternativa de lazer, limitando o tempo para outras atividades.
Além de ser prejudicial para a saúde, o uso excessivo da internet pode trazer outros problemas, como exclusão social e ansiedade. Sem falar que o acesso a conteúdos impróprios para a faixa etária dos filhos é outro ponto de alerta para os pais.
Se o seu filho gosta de navegar na rede por muitas horas, e esta é uma preocupação para você, este conteúdo pode ajudar. Neste post, listaremos 4 dicas de como controlar o uso da internet nas férias escolares e incentivar a pratica de hábitos mais saudáveis. Confira:
1 – Controle o acesso
É bom entendermos que a internet faz parte do nosso dia a dia, mas é importante monitorar o acesso dos seus filhos e administrar o tempo que eles passam navegando.
Também é importante que você tenha consciência, de que nas férias, é comum o uso maior da internet. Então o ideal é um controle, e não um corte completo ao acesso.
Você pode utilizar alguns recursos e ferramentas que não apenas limitam o tempo de uso, mas também o acesso a determinados sites ou conteúdos por meio de softwares de controle parental, como o Google Family Link por exemplo.
No entanto, mesmo com o auxílio desses aplicativos, é aconselhável que os familiares estejam perto da criança para verificar o que está sendo acessado.
Hora de dormir é para dormir!
Um hábito comum das crianças, principalmente nas férias é passar a madrugada entre jogos e vídeos no Youtube.
Esse comportamento pode prejudicar o sono da criança, que passará a dormir muito mais tarde e ter noites mal dormidas, que acabam prejudicando o seu desenvolvimento.
A dica para os pais é guardar o celular durante a noite ou usar aplicativos para bloqueio do aparelho durante a noite.
2 – Incentive atividades que envolvam a família
Envolva toda a família em atividades que ocupem a cabeça e rotina das crianças durante as férias. Dessa forma você fortalece os vínculos familiares e consegue fazer as crianças aproveitarem momentos off-line.
Confira alguma dicas brincadeiras para as férias:
3 – Estabeleça horários
Durante as férias, as atividades que demandam menos gasto de energia podem ser atrativas, como assistir televisão e acessar à internet. Muitas crianças e jovens passam manhãs e tardes inteiras consumindo conteúdos ou jogos on-line.
Por isso, estabelecer horários para o uso da internet e da televisão pode ser uma maneira de evitar esse problema. Além de criar oportunidades para práticas mais saudáveis.
Crie combinados com a criança
Uma boa alternativa é combinar o horário de uso diário. O diálogo é o primeiro passo, pois assim é possível definir um tempo de acesso à internet. Explique para o seu filho a importância de também usar as férias para fazer outras atividades. Pois esse é o tempo de fazer coisas que o período escolar não permite.
Assim, a própria criança irá se policiar para não usar a internet e com o acesso reduzido, terá mais tempo para outras atividades.
4 – Estimule atividades esportivas
No período de férias, invista em atividades mais corriqueiras, como andar de bicicleta, brincar ou correr na praça, etc.
Esses exercícios mantém saudável não só o corpo, mas também a mente. Desse modo, quando as aulas retornarem, será mais fácil para o seu filho voltar à rotina de estudos. E ainda a retornar à prática regular de uma atividade física.
É importante lembrar que essas medidas não são invasão de privacidade, mas cuidados necessários que os pais devem ter, já que a internet oferece conteúdos que nem sempre são apropriados para as crianças.
E nesse mês de férias, lembre-se de incentivar as crianças a realizar atividades fora do cotidiano escolar. Pois sair um pouco mais de casa para interagir com os amigos e familiares pode ser uma ótima ideia.
Gostou deste conteúdo? Deixe alguma dica de como controlar o uso da internet nas férias ou escreva sua dúvida nos comentários.
Compartilhe com os papais e mamães que você conhece!
Leia mais notícias como essa em nosso blog e nos acompanhe em nosso Instagram e Facebook!