A educação socioemocional tem sido estudada em 5 grandes aspectos: autoconhecimento, autocontrole, sociabilidade, competências de relacionamento e tomada de decisões com responsabilidade.
Estimular essas habilidades desde cedo é fundamental pra criar adultos responsáveis e preparados para os desafios do mundo e do mercado de trabalho.
Por isso, neste post vamos dar dicas de como despertar e trabalhar a inteligência emocional nas crianças.
-
Crie um ambiente positivo
As pessoas são frutos do meio, reagindo às ações e estímulos que estão a sua volta.
Um ambiente positivo em casa promove o bom ânimo para as atividades e faz com que todos sintam-se confortáveis para interagir, colocar suas habilidades em prática e identificar as fragilidades que precisam ser desenvolvidas.
-
Desenvolva o autoconhecimento
Oferecer atividades que promovam o autoconhecimento, gerando reflexões sobre seus valores, atitudes e habilidades, também é essencial.
Estimule a criança a identificar suas emoções/sentimentos e a nomeá-los. Por exemplo: quando seu filho estiver triste, mostre que ele pode chamar o que sente de tristeza; quando estiver alegre, de alegria. Reconhecer o que se sente é importantíssimo para se conhecer e aprender a lidar com esse sentimento.
Estimule a criança a lembrar o que estava pensando quando se sentiu de tal forma e teve tal comportamento.
-
Pratique e estimule a empatia
A empatia é fundamental a todas as pessoas, inclusive para os diversos profissionais do mercado de trabalho, sejam aqueles que exercem funções de liderança, sejam os responsáveis pelos cuidados e suporte a terceiros, como médicos, enfermeiros etc.
Essa habilidade também é essencial para nossas relações sociais, pois contribui para que as cidades e comunidades se desenvolvam de forma uniforme e agregadora.
Portanto, estimular o olhar para os colegas, fazer a identificação de suas necessidades e, posteriormente, desenvolver maneiras de ajudá-los pode ser uma boa ferramenta de desenvolvimento.
Uma atividade pratica para as crianças é brincar de reconhecer as emoções nos personagens de seus contos ou filmes favoritos e sempre perguntar e estimular respostas sobre formas de ajudar.
-
Estimule a prática do feedback
A inteligência emocional envolve o conhecimento sobre si, mas também a observação do comportamento de quem está à sua volta e como essa interação pode ser enriquecida.
Nesse sentido, o feedback é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento, seja no aprendizado de como oferecê-lo ao colega, seja na preparação para ouvi-lo sem resistência.
Em casa, seja aberto a receber feedbacks das crianças sem julgamento e sempre estimule a fala aberta sobre como cada um está se sentindo.
Fonte: Escola da Inteligência
Gostou deste conteúdo? Siga as redes do Instituto Pequeno Príncipe pra ficar por dentro de mais dicas como essa.