Cuidado! Lá vem spoiller: o segredo para ir bem nas provas não é estudar mais, é estudar da maneira certa. Confira nossas 7 dicas de como estudar melhor e veja como aprender mais rápido e de forma correta.
De acordo com pesquisadores, estudar muito prejudica na eficiência do aprendizado. Isso acontece porque a capacidade das pessoas de lembrar de algo é menor que sua capacidade de estudo. Veja como turbinar seus estudos:
1 – Utilize a velha dupla “papel e caneta”
Mesmo que os dispositivos eletrônicos tragam mais facilidade e comodidade, materiais impressos ainda apresentam mais vantagem em questão de eficácia.
Muitos pesquisadores até defendem que adotar novos hábitos, como o uso da interface digital, melhora o desempenho do aluno. Porém, pesquisas realizadas demonstram que a maioria dos alunos prefere e se sente mais seguro estudando com o auxílio de cópias impressas.
Pesquisas realizadas por um professor de Psicologia da Universidade de Leicester, na Inglaterra, mostraram que alunos que estudam por meio de dispositivos eletrônicos precisam recorrer à repetição mais vezes, quando comparado com alunos que estudam por meio de materiais impressos.
2 – Conecte suas ideias e conteúdos a serem estudados
A grande diferença entre alunos que aprendem rápido e alunos que aprendem devagar é a maneira como estudam. Os alunos mais rápidos criam conexões entre as ideias e os conteúdo estudados.
Esse tipo de estudo é conhecido com “aprendizagem contextual” e o processo consiste em criar conexões que relacionem as informações para começar a se encaixar e fazer sentido. Essa prática exige que cada aluno crie seus próprios métodos de aprendizagem, até mesmo porque cada aluno possui sua própria velocidade, facilidade e dificuldade.
3 – Entenda o que é a curva do esquecimento
Os cientistas começaram a explorar o fenômeno psicológico “curva do esquecimento” em 1885. Ainda hoje, continua sendo um fator importante a ser considerado quando se estuda. Essencialmente, ele diz que a primeira vez que você ouve uma aula ou estuda algo novo, tem a melhor chance de retenção, de até 80%, do que aprendeu apenas revendo o conteúdo novamente dentro de 24 horas.
E – bônus – isso tem um efeito cumulativo. Depois de uma semana, você terá capacidade de reter 100% das mesmas informações após apenas cinco minutos de análise. Geralmente, os psicólogos concordam que este tipo de intervalo estudando – e não estudando – é o melhor. Para otimizar seu tempo de estudo, aproxime-o mais do dia em que você teve contato com o material do que do dia da prova.
Estude sozinho e tenha ótimos resultados em suas provas e vestibulares.
4 – Estude quando estiver cansado
Essa dica pode parecer meio confusa. Não estamos dizendo que você precisa estudar exaustivamente, o descanso é uma parte muito importante em seus estudos.
O que queremos que você saiba é que estudar cansado e antes de dormir pode realmente ajudar seu cérebro a reter concentrações mais altas. Existe até um termo para isso: “sleep-learning” (em português, “aprendizado do sono”).
Isso porque o processo de consolidação da memória está em seu melhor momento durante o sono “de ondas lentas”. O que significa que a revisão do material antes de dormir pode realmente ajudar o cérebro a reter as informações.
5 – Ler várias vezes pode não ser o melhor a se fazer
Apenas ler e reler os materiais podem levar os estudantes a pensarem que conhecem bem o conteúdo, mesmo que não seja verdade.
Em vez disso, você deve usar sua “recordação ativa”. Feche seu livro ou material de apoio e recite tudo aquilo que você consegue lembrar. Dessa forma sua memória ficará cada vez melhor e os conteúdos se fixarão nela com maior facilidade.
6 – Estude em locais diferentes
Uma mudança tão simples quanto de cenário pode ter um grande impacto nas habilidades de aprendizado. Trocar o local de estudo pode aumentar os níveis de retenção de informações e concentração.
Mudar os móveis de lugar já é o suficiente para notar diferenças, mas o que te indicamos é ir além. Troque completamente o ambiente em que está estudando, mude de cômodo ou estude ao ar livre.
7 – Ensinar pode ser uma ótima maneira de aprender
Pesquisas mostram que os alunos têm melhores chances de recordação ao aprenderem novas informações quando têm a expectativa de ensiná-las a outra pessoa. Além disso, estudos também sugerem que os alunos se engajam mais aos conteúdos quando precisam repassá-los para outra pessoa.
Por isso, a última das dicas para estudar mais eficientemente é: se tiver oportunidade, experimente ensinar o que aprendeu a um colega ou até a um “colega imaginário”.
Vai realizar algum vestibular e precisa de mais dicas?
Fizemos um GUIA perfeito para você:
7 DICAS DE COMO ESTUDAR SOZINHO
Leia mais: