Banner Como lidar com a birra IPP Expansão

Como lidar com a birra de crianças?

Você provavelmente já vivenciou uma cena parecida: em pleno supermercado, seu filho inicia um berreiro porque você não quer levar seu doce preferido, rola no chão, esperneia e grita até conseguir o que quer.

A situação é trágica, mas isso é a coisa mais normal e natural possível!

O problema é que muitos pais acabam cometendo erros na hora de corrigir esse mau comportamento e fortalecendo características que transformam os pequenos em crianças mimadas.

Por isso, neste post você verá como lidar de forma saudável com as birras e até mesmo como preveni-las.

Por que as crianças fazem birra?

Biologicamente, as birras são descargas de adrenalina e cortisol liberadas pelo cérebro. Isso ocorre porque a criança ainda é incapaz de inibir os impulsos de seu comportamento.

Assim, situações potencialmente estressantes como fome, exaustão, cansaço, frustração, exposição a ambientes muito barulhentos ou com muita gente levam a essas descargas hormonais.

As birras demonstram positivamente que a criança está começando a desenvolver sua personalidade a partir da expressão de sua vontade. Elas indicam o início da contestação por parte dos pequenos, das regras e limites impostos pelos adultos.

Portanto, é muito comum elas se manifestarem quando a criança, no momento, já não quer mais comer aquele biscoito, não quer trocar de roupa ou deseja desesperadamente um chocolate.

E para conseguirem o que querem, choram, gritam, esperneiam, rolam no chão e o que mais for preciso para chamar a atenção dos adultos.

Como lidar?

Geralmente, existem dois tipos de reação à birra: a permissiva e a punitiva.

A educação permissiva é quando os pais acabam cedendo à vontade dos filhos no momento da birra. Esse tipo de atitude pode tornar os filhos mimados, com grandes chances de se tornarem adultos com dificuldade de lidarem com frustrações.

Outros pais que não conseguem controlar suas próprias emoções diante de uma birra e acabam explodindo de raiva, assim como a criança, e acabam punindo de forma errada.

Mas qual a melhor forma de lidar?

De acordo com o psiquiatra e educador Içami Tiba, para que as crianças parem a birra elas precisam perder a segurança na hora. “Se ela se sente insegura, muda. A criança fica preocupada se os pais a deixam”.

Em primeiro lugar, não ceda às exigências da criança e mantenha firme seu posicionamento. Seu filho deve aprender desde cedo a ouvir o não.

 

  1. Basicamente, a atitude dos pais deve ser firme, no entanto, não deixar de ser acolhedora também. Assim, inicialmente, o ideal é manter-se indiferente diante da birra e após o episódio, acolha a criança no colo ou converse na altura dela, explicando que esse tipo de comportamento não fará ela conseguir o que deseja.
  2. Dependendo da situação, distrair a criança pode ser uma boa estratégia para acabar com a birra. Isso pode fazer com que ela esqueça o motivo pelo qual está fazendo o escândalo, sendo eficaz principalmente em locais públicos.

E quanto a dar castigos? É válido?

Se forem proporcionais, de forma que não prejudiquem o desenvolvimento da criança, SIM.

Para isso, o tempo de punição deve ser adequado à idade. Por exemplo, para uma criança de 2 anos, 10 minutos de castigo já basta.

Conclusão

Mais do que simples chiliques das crianças, as birras são formas de expressão naturais, mas é importante saber lidar com essa situação para corrigir da melhor forma possível.

Lembre-se sempre de que os filhos têm como exemplo os pais. Por isso, policie suas atitudes nos momentos de estresse e raiva e contenha-se.

 

Se você gostou desse conteúdo, no nosso blog e nas nossas redes sociais você encontra muuuito mais:

Blog

Instagram

Facebook

 

REFERÊNCIA: Ebook “Como lidar com a birra”, Escola da inteligência.

bebê de 2 meses faz birra para dormir, bionda, birra, birra bebê 1 ano, birra criança, birra de criança, birra dos 2 anos, birra infantil, birra infantil 2 anos, birra infantil psicologia, birras 2 anos, birras 3 anos, birras aos 5 anos, birras como lidar, criança, criança birra, criança birrenta, criança com birra, criança fazendo birra, fazendo birra, fazer birra, malto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.