Ainda faltam alguns meses para o Enem 2020, mas as primeiras informações sobre o exame já foram divulgadas pelo INEP e vem novidade por aí.
Então, se você vai realizar o exame esse ano, precisa ficar de olho para saber tudo e não perder nenhuma etapa, desde a inscrição, realização das provas até a divulgação do resultado!
Parar ajudar nessa missão, fizemos um resumão sobre todas as novidades, datas e, ainda, dicas de como se preparar.
Vem novidade por aí…
Provas digitais
A novidade do Enem 2020 é que esse ano as provas poderão ser realizadas pelo computador. Mas, calma!
No primeiro ano da novidade, somente 50 mil estudantes de 15 capitais poderão fazer as provas digitais, que acontecerão antes das provas tradicionais, nos dias 11 e 18 de outubro.
As capitais onde as provas serão realizadas são: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Belém, Belo Horizonte, Manaus e Recife.
A intenção do Ministério da Educação (MEC) é reduzir custos com a impressão da prova e aumentar a cada ano a quantidade de participantes até que as provas digitais substituam totalmente as provas impressas em 2026.
A escolha pela prova digital será opcional na hora de realizar sua inscrição, que acontece provavelmente em maio.
Datas do Enem 2020
Antes das inscrições abrirem, os estudantes de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020.
Pedidos de isenção da taxa: datas oficiais não divulgadas, mas os pedidos devem ser recebidos no começo de abril.
Inscrições: as inscrições para o Enem 2020 devem acontecer em maio, assim como no Enem 2019. O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado.
Provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020
Provas tradicionais: 01º e 08 de novembro de 2020
Resultado: janeiro de 2021
Provas do Enem 2020
No formato das provas não há mudanças, serão aplicadas em dois domingos consecutivos, com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 questões, além da redação.
1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática
No Blog do IPP você encontra um guia completo de como funcionam as provas do Enem e quais são os critérios de avaliação.
Como se preparar para o Enem 2020
A partir de 2021, o Enem sofrerá mudanças para se adequar ao novo ensino médio. Mas para 2020, o exame ainda seguirá a Matriz de Referência, que é a mesma desde 2009.
Por isso, estudar a partir dos exames antigos pode ser uma ótima ideia para você entender o formato e ter uma base do conteúdo cobrado.
O conteúdo da Matriz de Referência é extenso, por isso, é preciso preparar-se para o Enem com antecedência.
Outra dica para se preparar é praticar simulados de provas do Enem e você encontra esses simulados facilmente, é só “dar um google”.
Por fim, pratique a redação, porque ela é um dos pilares mais importantes e pode te ajudar a recuperar aquela matéria que você não mandou tão bem e te colocar na universidade. Pratique muito.
Preparamos um artigo para te ajudar a alcançar a tão sonhada nota 1000.
Agora é só começar a sua rotina de estudos e ficar atento às datas.
Visite nossa página no facebook.