INSTITUCIONAL

Quem Somos

Em 1969 criado e planejado pela professora MARIA EUNICE DE PAULA DINIZ, iniciou o funcionamento do Jardim da Infância “Pequeno Príncipe” situado numa região central de Curvelo à Rua Barão do Rio Branco, n 103. Sua trajetória histórica e ideológica foi ancorada na necessidade que a fundadora sentiu de contribuir para com a comunidade Curvelana que até então não possuía uma instituição de ensino infantil integrante da rede particular. Esta pioneira ideia veio a ser concretizada e implantada oferecendo um ensino de qualidade e objetivando uma clientela que almejasse também um ensino voltado para contextualização moderna de aprendizagem, com uma preocupação central de dar suporte para os alunos se desenvolverem, integrarem e serem cidadãos criativos e ativos na sociedade.

Prosseguiu paulatinamente na década de 70 com classes de Ensino Pré-Escolar (1º, 2º e 3º períodos) e de 1ª a 4ª séries do Ensino de 1º Grau. O Instituto Pequeno Príncipe foi registrado na Secretaria de Estado de Educação sob nº 343 em 03 de fevereiro de 1970. Com o objetivo de continuar norteando integralmente e pedagogicamente sua clientela e respaldado pelo interesse das famílias, a direção deu continuidade ao funcionamento gradativo da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries.

A portaria nº 25/83 autoriza o funcionamento da 5ª série do 1º grau e a portaria 307/84 autorizou o funcionamento das demais séries com publicação no Minas Gerais em 18.06.89.
Para atender a solicitação das famílias dos alunos na década de 90, foi criado um curso de 2º grau visando preparar os alunos para o enfrentamento da realidade social, primordialmente a inserção em cursos superiores, a escola solicitou a autorização para funcionamento do Ensino Médio.

A portaria de reconhecimento do Ensino Médio Comum Geral foi publicada em 17.01.95, portaria 13/95 e a denominação da instituição passou a ser: INSTITUTO “PEQUENO PRÍNCIPE” – EXPANSÃO através da Portaria nº 635/95.

O Instituto “Pequeno Príncipe”- EXPANSÃO baseando sua trajetória histórica e ideológica nos princípios que a nortearam em sua fundação e ora incorporando ao espírito da Lei nº 9.394 de 20.12.96, trabalha na direção de que seus alunos-cidadãos sejam capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores a si próprios, às suas famílias e à comunidade.

A escola Instituto Pequeno Príncipe – Expansão da rede particular de ensino está localizada à Rua Levindo Augusto Pereira, n 370, Centro – CURVELO/Minas Gerais, telefone (38) 721-2376.

Ministra a Educação Infantil (incluindo o Maternal), o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Nossa Missão

Os educadores do I.P.P – EXPANSÃO apoiados em valores autênticos devem oferecer aos alunos as condições efetivas de uma aprendizagem metodicamente selecionada, cujo resultado é uma prática crítica e construtiva, deve estabelecer a mediação entre conhecimento e aluno de tal modo que propicie a assimilação da cultura, objetivando o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas de cada educando: capacidade de pensar coerentemente, de observar seletivamente, de analisar situações complexas, de produzir sínteses de diversos e variados elementos, de intuir, de criar.

A escola além de assumir a tarefa de ensinar conceitos e teorias, conhecimentos sistematizados, através de seu Quadro Curricular ela prima pela formação do aluno na conquista de competências essenciais como integridade, sinceridade, humildade e solidariedade.

Fundamentalmente o seu dia a dia é pautado na pluralidade, respeito às diferenças, heterogeneidade e diversidade numa pedagogia pautada de qualidades visando respeito, justiça social, sustentabilidade de modo que os alunos e educadores busquem no ensino-aprendizagem a convivência, a coletividade, a esperança e a felicidade.

Visa uma integração entre os diversos níveis de ensino tendo uma convivência respeitosa e acolhedora entre os alunos de diferentes idades no ambiente educativo.

Segue as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais tendo como fundamento a responsabilidade que o Estado brasileiro, a família e a sociedade tem de garantir a democratização do acesso, inclusão, permanência e a conclusão com sucesso das crianças, jovens e adultos na instituição educacional, consolidando os conhecimentos adquiridos e possibilitando o prosseguimento dos estudos.

A escola trabalha para o aprimoramento do educando como pessoa humana incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico para uma integração e contextualização com a realidade.