Essa é uma frase muito comum. Se você já a ouviu ou já disse para alguém, está na hora de descobrir o que causa o desinteresse das crianças e adolescentes. Saiba também como incentivar o interesse pela aprendizagem.
A vontade da maioria dos pais é ter um filho aplicado nos estudos, dedicado na escola e interessado por um futuro com graduação e pós-graduação. Porém, esse objetivo nem sempre é atingido. Muitos pais e responsáveis acabam se deparando com crianças e adolescentes desinteressadas e com um baixo desempenho na escola.
Existem diversos motivos que podem explicar o desinteresse dos alunos, existe até mesmo o caso de crianças que simplesmente não gostam de estudar. Perante essa situação, os adultos responsáveis devem lembrar que estudar é uma habilidade que pode ser treinada. Além disso, toda criança ama aprender e descobrir coisas novas. Portanto, o grande desafio é fazer com que as crianças e adolescentes percebam a importância da escola e dos estudos para seu futuro.
De acordo com alguns especialistas, a causa para o desinteresse pode estar relacionada com os sinais que a família passa para o filho desde sua infância. Ou seja, a falta de interesse pode ter início onde os adultos jamais pensariam que afetasse o desenvolvimento da criança. Todos os hábitos da família prejudicam o desenvolvimento dos pequenos de alguma forma, mesmo que seja de forma indireta. Por isso, é necessário que os pais entendam como suas ações podem influenciar e como seus atos são absorvidos.
Educação se aprende em casa
O prazer das crianças por aprender coisas novas não pode estar relacionado apenas com o que a escola ensina. É em casa que a maioria das qualidades da criança se desenvolve. Muitos pais, na intenção de facilitar a vida de seus filhos, executam todas as tarefas de casa e deixam a eles apenas a função de estudar. Esse é um dos primeiros pontos que geram o desinteresse. Não delegar nenhuma obrigação para os filhos faz com que eles se acostumem com a situação onde sempre há uma pessoa para fazer tudo que é necessário. Sem nenhum desafio nem responsabilidade, a criança passará por muitas dificuldades para estudar. Isso acontece porque o processo de aprendizagem requer muito esforço e dedicação.
Não envolver a criança nos afazeres domésticos também pode fazer com que ela apresente pouca memória de procedimento. Isso dificultará a capacidade dela em resolver alguns problemas lógicos. Se a criança tem dificuldade em começar a resolver um problema lógico, provavelmente ela apresentará desinteresse por continuar a aprender.
Tenha atenção nos pequenos detalhes
É fundamental prestar atenção nos gestos da criança, perguntar como foi o dia e ter um diálogo frequente. Muita das vezes o problema está fora de casa. Aulas entediantes, objetos e eventos como smartphones e conversas paralelas com colegas da sala de aula podem tirar a atenção dos alunos. Até mesmo algumas mudanças que interferem no cotidiano, e quando o aluno não se sente motivado para estudar, é hora de procurar ajuda.
O Papel da Família
A família apresenta uma função importantíssima para que os jovens se sintam motivados a estudar. Em casa é que deve ser dado os primeiros incentivos. Os pais precisam dividir funções domésticas, possibilitar a prática de atividades físicas e recursos para o enriquecimento da memória de seus filhos.
A alimentação também deve ser levada a sério, uma vez que a falta de nutrientes também pode levar à indisposição.
A função da Escola
Para que haja solução para este problema, os pais e a escola devem estabelecer uma parceria. Os responsáveis e os professores devem manter um diálogo frequente com as crianças e adolescentes e intervir quando for necessário. Dificilmente resolveremos essa questão se apenas uma das partes participar.
Se a família cumprir o seu papel, a escola pode tornar as suas aulas mais prazerosas e interessantes. Isso aumenta as chances do aluno se interessar e estudar com mais eficiência.
1 Comentário. Deixe novo
Minha filha tem muita dificuldade de aprender ela era 2° aí teve de muda para o 1 oq eu faço