A nota mil na redação faz toda a diferença. Dessa forma, você aumenta sua pontuação geral, além de ter mais chances nos vestibulares e na disputa de vagas de programas como o Sisu, Prouni e Fies.
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais importantes que os estudantes brasileiros prestam. O objetivo de todos é conseguir uma nota que os permita adentrar tranquilamente em qualquer processo seletivo.
A prova de redação vale 1.000 pontos e geralmente o modelo de texto solicitado é o dissertativo-argumentativo. Esse gênero textual é um dos mais exigidos em diversas provas de redação para processos seletivos de instituições de ensino e concursos públicos.
Pensando na importância da redação para o resultado geral do Enem, preparamos um artigo com incríveis dicas de como alcançar a tão sonhada nota 1000. Tenha uma boa leitura!
Pratique quantas vezes for possível
Seguindo aquele famoso ditado de que “a prática leva à perfeição”, com a Redação Enem acontece o mesmo. Para obter um bom resultado é preciso treinar, praticar e escrever rascunhos quantas vezes forem possíveis.
Utilizes cadernos de anos anteriores e simule o dia de provas. Com o auxílio de um relógio, marque o período de 1 hora e use esse tempo para ler o tema, os textos motivadores, escrever o rascunho e passar sua redação a limpo.
Nesta etapa, o auxílio de um professor é fundamental. Após escrever sua redação, entregue para algum professor ou autoridade no assunto. Com a sua redação já corrigida, se atente aos erros e procure melhorar a cada tentativa.
Conheça o gênero textual cobrado na Redação Enem
O modelo de redação pedido no Enem é o dissertativo-argumentativo em prosa. O objetivo dessa redação é convencer ou tentar convencer o leitor por meio da formulação de uma tese ou ponto de vista. O candidato precisa defender essa tese usando argumentos consistentes e concluir o texto com a elaboração de uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.
O estilo dissertativo-argumentativo de redação exige que o conteúdo seja coerente com a realidade e, para ser considerado pelos corretores, o texto precisa estar dentro do tema proposto.
Saiba como trabalhar o tema da redação
O tema da redação do Enem é um segredo guardado a sete chaves e os participantes do exame só ficam sabendo sobre qual assunto irão escrever na hora da prova.
Normalmente são assuntos complexos, de impacto nacional. Veja alguns dos temas da Redação ENEM pedidos em edições anteriores.
- Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018)
- Caminhos para combater o racismo no Brasil (2ª aplicação) e Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (2017)
- Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (2016)
- A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015);
- Publicidade infantil em questão no Brasil (2014)
- Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (2013)
- Movimento imigratório para o Brasil no século 21 (2012)
- Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado (2011)
- O trabalho na construção da dignidade humana (2010)
No caderno de prova do Enem o assunto da redação não aparece apenas como um “título” a ser desenvolvido. O tema é determinado por meio de “textos motivadores”, que podem ser trechos de livros, jornais, revistas, publicidades e até mesmo charges e desenhos em quadrinhos.
Para seguir o tema corretamente, é importante ler com cuidado esses textos motivadores e, em seguida, desenvolver seu próprio texto. Os textos motivadores não precisam e nem devem ser copiados na sua redação.
Tenha muita atenção com a estrutura do seu texto
O fundamental para você conseguir uma boa nota na redação é ler o enunciado com atenção e ter capacidade para entender o tema e a proposição. Esses são os primeiros passos sobre como fazer uma dissertação nota 1000. O segundo passo é seguir a seguinte estruturação:
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
A Introdução da Redação
Não é sem razão que o primeiro parágrafo é chamado de introdução. É nessa parte do texto que você vai expor (apresentar) as principais questões a serem abordadas no restante do texto. No primeiro parágrafo, o leitor terá uma dimensão geral do assunto e vai entender as razões pelas quais a discussão do problema é relevante.
É nessa hora que você deve envolver o leitor (avaliador) e ser criativo o bastante para instigá-lo a continuar a leitura. Uma boa forma de fazer isso é relacionar o tema a aspectos pessoais e/ou sociais. Mostre como essa questão pode afetar a vida do leitor ou como ele está relacionado a ela.
O Desenvolvimento da Redação
Essa parte da sua redação pode ser resumida em uma única palavra: argumentação. É aqui que as informações mais polêmicas devem aparecer. Nesse espaço, você também pode dar voz a visões opostas sobre o assunto.
Tudo o que foi levantado na introdução deve ser discutido aqui. A dica é que você reserve ao menos dois parágrafos para que todos os dados e referências fiquem claros para o leitor. Desenvolva uma ideia diferente para cada parágrafo.
A Conclusão da Redação
Se a palavra-chave do desenvolvimento é argumentação, no último parágrafo o termo que você deve ter em mente é solução. Você levantou uma determinada questão ao longo do texto, certo? Agora é a hora de apresentar as possíveis saídas para o problema, com uma pegada de interesse social e com foco em garantias dos direitos humanos.
Conheça as melhores dicas de estudo referentes ao ENEM
Baixe nosso Material Gratuito e Confira!
Possíveis Temas para a Redação ENEM
O tema só será conhecido no dia do Enem, mas a grande expectativa é que o tema abordado seja um desses abaixo:
- Divulgação e impacto das fake news
- Homofobia e transfobia
- Escravidão no mundo contemporâneo
- Aumento de casos de DST’s entre os jovens
Esteja preparado no dia da prova
- A primeira coisa que você precisa saber é que no dia da prova você terá uma hora para resolver a prova de redação. Durante esse tempo você precisa:
- Ler o tema e os textos motivadores.
- Escrever seu texto na folha de rascunho.
- Revisar o texto escrito.
- Transcrever seu texto para a folha de redação
O que você deve fazer
- Ler os textos motivadores com atenção para compreender o tema proposto.
- Refletir sobre o tema, definir o seu ponto de vista e os argumentos que usará para defendê-lo.
- Elaborar uma proposta de intervenção social para o problema que respeite os direitos humanos.
- Usar o português escrito correto, formal, cuidando da gramática, ortografia, concordância e estrutura das frases.
- Usar vocabulário rico e apropriado.
- Fazer o rascunho na folha apropriada.
- Revisar a redação para checar se os tópicos estão coerentes, se não faltam ou sobram palavras, se a estrutura está correta.
- Passar o texto a limpo na folha de Redação ENEM.
O que você não deve fazer:
- Deixar menos de uma hora para fazer a redação.
- Usar qualquer tipo de xingamento, palavrão, manifestações de racismo ou preconceito, pois são motivos de nota zero.
- Deixar de passar a limpo na folha de redação, pois a folha entregue em branco significa nota zero (os avaliadores não corrigem rascunhos do caderno de prova).
- Escrever menos de sete linhas.
- Fugir do tema.
- Copiar trechos dos textos motivadores.
Dicas extras para alcançar a nota 1000
Se você chegou até aqui é porque entende perfeitamente a importância da Redação Enem para o resultado final da prova. Para que suas chances de obter uma ótima nota sejam ainda maiores, preparamos mais algumas dicas, confira:
Atualize-se
É fundamental que esteja atualizado, veja jornais, documentários e demais formas de conhecimento e visão crítica sobre os mais diversos assuntos da atualidade. Pense o seguinte, quanto mais conhecimento você tiver, mais seguro estará para escrever sua redação.
Evite a primeira pessoa em seu texto
Redações nota 1000 são escritas na terceira pessoa do plural, evite colocar uma visão pessoal em seu texto.
Preste atenção na gramática
Evite erros ortográficos e erros de concordâncias (verbais e nominais). Faça o uso de dicionários para treinar a grafia das palavras e caso surja alguma dúvida, utilize sinônimos.
Evite utilizar abreviaturas e gírias
O uso de gírias e abreviaturas podem custar pontos preciosos, preze sempre pela norma culta da língua.
Utilize termos como “Assim” e “Portanto”
Estes termos iniciam bem qualquer último parágrafo de uma redação e pode te render bons pontos no final. Eles são classificados como termos de ligação e ajudam na organização do seu texto, ligando um parágrafo ao outro.
Critérios de avaliação da Redação Enem
- Os avaliadores cobram 5 competências em seu texto e cada competência possui valores de 0 a 200 pontos. Conheça quais são essas competências:
- Domínio de norma culta na escrita
- Compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diferentes áreas do conhecimento
- Seleção, organização e interpretação de informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Demonstração de conhecimento linguístico para a construção dos argumentos
- Elaboração de uma solução para o problema abordado
O fundamental para qualquer prova, vestibular ou redação que for fazer ao longo da sua vida acadêmica é se dedicar ao máximo durante sua rotina de estudos. Saiba que seu resultado será medido pelo tamanho do seu esforço. Esforce-se ao máximo e irá receber uma nota equivalente.
Durante o dia da prova, tenha muita calma e atenção, se você estudou e seguiu as nossas dicas, provavelmente é um expert no assunto e terá facilidade em desenvolver seu texto.
Agora que você já garantiu uma boa nota na sua redação, é momento de se preocupar com o restante da prova.
Já pensou em alcançar a nota dos sonhos? Baixe nosso material gratuito e potencialize suas chances:
GUIA COMPLETO DE COMO ESTUDAR PARA O ENEM
Leia Mais:
Leia mais notícias como essa em nosso blog e nos acompanhe em nosso Instagram e Facebook!
2 Comentários. Deixe novo
Muito bom o artigo adorei o seu coteúdo.Gosto muito de ler este tipo de conteudo
Parabéns