Ansiedade
Na ânsia de proporcionar aos filhos todos os elementos necessários para seu futuro, muitos pais imaginam que quanto mais cedo a criança for para a escola, mais desenvolverá seu potencial. Mas será mesmo que é assim que funciona? Continue a leitura para entender melhor!
Muitas crianças, aos 4 meses de idade, já estão no berçário ou creche devido à volta das mamães ao trabalho. Isso é a certificação de que o bebê estará em um local capaz de lhe dar, principalmente, acolhimento afetivo, além de condições e estímulos adequados ao desenvolvimento físico, motor e cognitivo.
Se o berçário não está em foco, a partir de 1 ano já é interessante a ida da criança para a escola. É neste momento que a sua movimentação motora se aprimora e ela ganha maiores possibilidades de expandir seu mundo.
No entanto, é a partir dos 18 meses que a criança estará mais apta a usufruir da socialização, isto é, do convívio no grupo social da escola. Nessa fase, ela já tem maior independência verbal, motora, social e emocional para participar de experiências e se defender de possíveis adversidades, como dores, desconfortos e agressões.
Comunicação e Socialização
Algumas famílias preferem combinar a entrada na escola com a retirada das fraldas, época em que a criança também estará mais avançada na comunicação para contar o que sente e até relatar algo do que fez no novo mundinho escolar. Mas é importante ressaltar que o critério não é fundamental, e a convivência da criança no grupo social pode até ajudar na retirada desse hábito, pela imitação.
Como regra geral, quanto mais nova a criança, menos ela se beneficiará da aventura de brincar em grupo, que está na base do processo de socialização. Os bebês pequenos não têm no ato de compartilhar o seu ponto forte, muito menos na capacidade de tomar uma decisão em conjunto sobre construir ou não um castelo, montar ou não um quebra-cabeças, por exemplo. Por isso é comum ver as crianças menores entretendo-se sozinhas, mesmo que ao lado de outras crianças.
Socialização
O tempo de socializar será mais bem aproveitado quando a criança entende e não se sente ameaçada e insegura com a ideia de ficar longe dos pais. Essa compreensão, acompanhada de outros aspectos de maturidade no desenvolvimento, funciona como um passaporte abrirem-se à estimulação intelectual, social, de hábitos e de linguagens. Em outras palavras, estão no ponto para explorar o universo fora do ambiente familiar: são curiosos, acham o mundo divertido e obtêm prazer com novos relacionamentos, tanto com amigos da própria idade quanto com adultos.
Já passou pelo momento de matricular seus filhos na escola ainda pequenos ou está inseguro com os dilemas dessa fase? Aproveite o espaço de comentários para nos contar suas experiências!
E se a partir deste texto você já tem a certeza de que é a hora do seu filho entrar na escolinha, entre em contato conosco! O IPP garante um futuro seguro e feliz!
Mãos à obra e bons estudos!
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