inscrever no SISU e PROUNI

Como se inscrever no SISU e PROUNI

Como se inscrever no SISU e PROUNI?

Na hora da tão famigerada inscrição para a faculdade, ainda existem muitos estudantes com dúvidas e que não sabem por onde começar.

Esse processo parece complexo, mas é mais fácil do que se imagina.

Se você já escolheu a maneira que irá entrar na universidade desejada, está na hora de saber como fazer a inscrição.

Hoje trouxemos um passo a passo de como se inscrever no SISU e no PROUNI e se é possível se inscrever nos dois programas simultaneamente.

Continue a leitura e boa sorte!

Como se inscrever no SISU

O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, programa criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, com objetivo de democratizar o acesso às universidades públicas.

  1. Dados do Enem

Para se inscrever no Sisu você precisará ter o número de inscrição ou CPF e a senha do Enem do ano anterior. Caso você não tenha esses dados, você pode encontrá-los aqui: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/login

  1. Site do SISU

Com esses dados em mãos, você irá logar no site oficial do Sisu: http://sisualuno.mec.gov.br/

  1. Escolha dos cursos

Em seguida, você deverá escolher duas opções diferentes de curso. A primeira opção deve ser a sua principal. Ao selecionar a primeira opção, você poderá buscar o curso que deseja. Feito isso, você deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas referentes à Lei de Cotas (as quais abrangem políticas afirmativas dentro das instituições).

O mesmo processo deve ser realizado para a segunda opção, caso você deseje. Lembrando que é possível selecionar o mesmo curso em instituições diferentes e, até mesmo, dois cursos diferentes na mesma instituição.

  1. Comprovantes e documentos

Com o curso definido, você será informado sobre a documentação necessária para a matrícula no curso que você escolheu. Para algumas modalidades é necessário apresentar comprovantes de renda, histórico do ensino médio em escolas públicas, etc. Fique atento, pois, caso você seja aprovado, esses documentos serão imprescindíveis para fazer a matrícula.

Pronto! Você já está registrado no Sisu. Agora basta acompanhar as notas de corte dos cursos para saber o seu desempenho na disputa. Caso mude de ideia, é possível alterar a opção de curso durante o período de inscrição.

Quando o período de inscrição se encerrar, o sistema irá selecionar os candidatos com base nas notas do Enem, distribuindo-os entre as vagas oferecidas.

Para garantir a vaga os candidatos terão que efetuar a matrícula na instituição dentro do prazo estipulado no cronograma do programa: https://acessounico.mec.gov.br/sisu

Como se inscrever no PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo brasileiro que oferece bolsas de estudos em universidades particulares, que podem ser integrais ou parciais, para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior.

O processo seletivo para o Prouni acontece semestralmente. Normalmente as inscrições são liberadas em Janeiro e Julho. Para mais informações você pode conferir o Cronograma Oficial do programa aqui: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

  1. Primeiro Passo

Para iniciar sua inscrição no Prouni você vai precisar acessar o site oficial e clicar em “Fazer a inscrição”: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

A opção de inscrição só estará disponível durante o período preestabelecido no cronograma.

  1. Inscrição no PROUNI

Em seguida, você deve inserir o seu CPF juntamente com o número de inscrição e senha cadastrados no Enem do ano anterior. Caso não tenha esses dados em mãos, você pode encontrá-los no site oficial do Enem: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

  1. Confira seus dados

Ao preencher os dados de acesso, o sistema irá automaticamente recuperar seus dados e sua nota obtida no Enem. Confira se os dados estão corretos e atualize as informações, caso necessário.

  1. Responda o questionário

O próximo passo é preencher um questionário sobre a sua situação social, bem como dados sobre os membros da sua família.

  1. Escolha as opções

Para encerrar o processo você deve escolher duas opções de cursos desejados, por ordem de prioridade, em uma ou mais instituições de ensino. É possível filtrar as opções por instituição de ensino, por curso ou por município. Vale ressaltar que, enquanto o período de inscrições estiver aberto, você poderá alterar suas opções de curso.

Ao indicar os cursos escolhidos também é necessário escolher o tipo de bolsa pretendida – cotas ou ampla concorrência. As cotas são voltadas para estudantes com deficiência, negros, pardos ou índios.

Também é importante lembrar que certos cursos possuem requisitos específicos para a matrícula. Um exemplo, citado no Portal do Prouni, é o curso de Ciências Aeronáuticas, que requer do estudante uma licença de piloto privado e algumas horas de voo.

Algumas instituições de ensino também possuem uma espécie de processo seletivo interno.

É importante verificar se o curso ou instituição escolhida possui algo nesse sentido, pois alguns desses fatores podem levar à perda do direito à bolsa.

Posso me inscrever no PROUNI e no SISU ao mesmo tempo?

Apesar de serem semelhantes por exigirem a realização do Enem e por levarem em conta o desempenho do candidato no exame, o processo seletivo para o Sisu e para o Prouni é bem diferente.

Com relação a se inscrever nos dois ao mesmo tempo, sim, é aceitável! Desde que o vestibulando atenda aos critérios estabelecidos por um e por outro. No entanto, se o candidato se beneficiar de ambos, ele terá que escolher somente entre um deles.

Não é permitido utilizar a bolsa de estudos disponibilizada em uma instituição privada enquanto se está matriculado em alguma universidade pública. Portanto, os alunos que se candidatam nos programas devem cumprir os prazos estabelecidos pelo Ministério das Universidades e Educação (MEC) e pelas universidades.

Caso o candidato tenha sido selecionado para o Prouni e já tenha efetuado sua matrícula em alguma instituição superior pública, é recomendável solicitar o cancelamento do registro acadêmico nessa universidade somente depois da assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni, para que não corra o risco de perder a vaga.

 

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Continue acompanhando dicas e novidades sobre temas estudantis aqui no nosso Blog.

Nos siga nas redes sociais e não perca mais nenhum conteúdo relevante.

Instagram

Facebook

 

REFERÊNCIAS:

https://querobolsa.com.br/sisu/como-se-inscrever

https://querobolsa.com.br/prouni/como-se-inscrever

https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/enem/posso-me-inscrever-no-prouni-sisu-ao-mesmo-tempo.htm#