Banner Dicas para fazer um bom Enem IPP Expansão

Como ir bem no vestibular? Dicas para o Enem

 

2020 bagunçou a vida de muita gente, especialmente de quem vai fazer o Enem. Foram tantas mudanças de data, novo formato digital, incertezas se o exame iria acontecer, etc.

Mas o MEC bateu o martelo e o primeiro dia de prova do ENEM será no dia 17 de janeiro e o segundo dia de provas será no domingo seguinte, dia 24.

E agora? Como se preparar, estudar e fazer uma boa prova diante dessas mudanças? Preparamos umas dicas para o Enem super valiosas, que você pode colocar em prática agora mesmo e dicas pra arrasar no dia do Exame. Dá uma olhada.

Informe-se sobre os acontecimentos no Brasil e no mundo

É fato que conhecimentos gerais é algo muito cobrado no Enem e quem estiver bem informado já sai na frente.

Por isso, fique atento aos acontecimentos da política, sobre direitos humanos, conflitos, acidentes ecológicos, descobertas da ciência, etc., porque esses assuntos podem estar relacionados nas questões e até na redação.

Também vale a pena estar por dentro do mundo pop e do entretenimento. É, pode falar com sua mãe que ver série pode ajudar e já ajudou muita gente a conquistar a sonhada nota mil na redação.

Um exemplo é a redação do Lucas Felpi, que tirou nota máxima citando a série Black Mirror. Nesse artigo aqui você confere a redação dele completinha na íntegra:

www.ippexpansao.com.br/redacao-enem-nota-1000-exemplos/

Esses conhecimentos extracurriculares podem ajudar na hora de fazer citações e desenvolver assuntos na sua redação.

Então, procure ficar por dentro das notícias e debates, não só assistindo a telejornais e programas de atualidades, mas também lendo jornais impressos ou online, sites de notícias e revistas semanais.

Leia e escreva bastante

A próxima das dicas para o Enem é: ler vai ajudar na interpretação de informações e na melhora do seu vocabulário e escrita.

O Enem, principalmente na prova da redação, exige que o candidato exponha ideias, argumentos e defenda o tema proposto, sempre de forma clara e sucinta, respeitando as regras do português escrito e com riqueza de vocabulário.

Saber interpretar bem um texto também ajuda a compreender melhor e mais rapidamente o que está sendo pedido em uma questão da prova, seja ela de história ou de física. Por isso, é natural que os candidatos que possuem o hábito de ler e escrever estejam um passo à frente.

Aproveite todas as oportunidades que tiver para exercitar a redação pedida no Enem, do tipo dissertativa-argumentativa.

Resolva provas anteriores

Estudar a partir de provas anteriores pode ajudar a entender a lógica e sistema do exame e dar uma noção dos assuntos e temas que costumam cair.

Você consegue encontrar todas as provas com um simples “Google” e ainda acha simulados online, que são excelentes pra ajudar a ter noção do seu tempo e nível de dificuldade.

Ao fazer seu simulado, procure reproduzir ao máximo as condições do dia da prova, ou seja, nada de celular, televisão, música, calculadoras de qualquer tipo, interrupções ou pausas e, especialmente na versão de 2020, procure fazer seu simulado usando máscara, porque no dia vai ser obrigatório.

Reserve o tempo solicitado para a prova do Enem, vá para um lugar tranquilo (quarto, escritório) e procure resolver todas as questões no tempo exigido.

Com o resultado do simulado em mãos, você vai saber quais questões errou e aproveitar para estudar mais aquele tema.

Monte um cronograma de estudos

Criar um cronograma de estudos ajuda muito a se preparar para o Enem, especialmente para quem tem dificuldade de concentração e organização.

Com um cronograma, você vai conseguir dividir matérias e assuntos por dia, definir suas prioridades baseadas nas matérias que têm mais dificuldade e organizar seus horários de estudos.

Crie o seu cronograma e coloque em um local de destaque no seu canto de estudos. Assim, você sempre terá ideia do que falta fazer ao sentar para estudar. Você pode construir um cronograma mensal ou até mesmo semestral. O importante é ficar atento a todos os horários e atividades ao longo desse tempo.

Na véspera, só revisão!

Quer saber uma das dicas para o Enem mais valiosas? Pois saiba que não adianta estudar coisas novas na véspera do exame, nessa fase é muito mais importante para o cérebro fixar o que você já sabe do que aprender algo novo.

Procure não estudar durante a noite ou madrugada nos dias anteriores ao exame. Sua cabeça deve estar tranquila e descansada para reter o conhecimento e não gerar ansiedade.

Um dia antes da prova, esqueça os livros e faça atividades que você gosta e que façam o seu cérebro desligar da tensão pré-prova.

Controle o nervosismo

Nervosismo é algo particular, de pessoa pra pessoa. Algumas ficam bem tranquilas, já outras viram uma pilha de nervos.

Se você é assim, a dica é controlar a respiração e preparar o emocional pra se sentir mais seguro. Nervosismo demais atrapalha a habilidade do cérebro de se concentrar e isso pode derrubar suas chances de tirar uma boa nota e aumentar as chances de dar aquele branco.

Então, se perceber a ansiedade aumentando, respire lentamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Observe o abdômen se expandir com a inspiração e ‘empurre’ o umbigo contra as costas durante a expiração, bem devagar, e lembre-se que o Enem não define suas habilidades e conhecimentos e você poderá tentar no próximo ano.

Comece pelas matérias que você tem mais facilidade

Chegou a hora de colocar a mão na massa de verdade e uma dica excelente é começar pelas matérias que você tem mais afinidade.

No momento em que o fiscal anunciar o início de prova, comece sua resolução pelas disciplinas que tem mais facilidade. O mesmo serve pra ordem de resolução das questões. Comece pelas mais fáceis, depois faça as intermediárias e, por último, as mais difíceis.

Ao seguir essa simples dica, você consegue ganhar tempo e pode ter um resultado muito melhor no Enem. Isso porque o exame possui um sistema de avaliação – chamado Teoria de Resposta ao Item, que leva em consideração mais do que os erros e acertos.

Se você errar uma série de perguntas mais fáceis e acertar várias questões mais complexas, o Enem vai entender que você não domina aquele conhecimento, que chutou e só conseguiu a pontuação por sorte.

O resultado acaba sendo uma nota bem mais baixa, mesmo com um número grande de acertos. Por isso, é muito estratégico você responder primeiro as questões que já sabe.

Dê uma pausa

Por fim, nossa última dica dessa “coletânea dicas para o Enem”, é saber que nosso cérebro precisa de descanso. Depois de algum tempo, ele não consegue manter a mesma concentração em uma atividade e começar a falhar.

Por isso, é importante parar para ir ao banheiro e para comer alguma coisa durante a prova, mesmo que sem vontade e deixar o cérebro recarregar durante uns 10 a 20 minutos.

Agora é só começar a sua rotina de estudos e ficar atento às datas.

 

Gostou do conteúdo? No nosso blog você encontra mais temas como este, que vão ajudar você, pai ou mãe, a desenvolver as habilidades do seu filho e ajudar em momentos de incertezas como esse.

Veja mais em nosso blog.

E não esquece de seguir o Instituto Pequeno Príncipe nas redes sociais. Lá você encontra dicas para pais trabalharem as habilidades e conexão com os filhos e dicas de estudo que vão ajudá-los a se prepararem para o Enem e vestibular.

Instagram

Facebook